sábado, 4 de abril de 2020

Quinta da Boa Esperança 2016 Syrah

Nem todos os Syrah são iguais



Como em qualquer outra casta. Os solos, os climas, ao anos, as pessoas que os fazem, tudo é diferente. Sou particularmente crítico em relação ao Syrah, uma casta que nunca me entusiasmou muito, e que me deixa sempre um pouco triste de cada vez que a vejo como a 10ª casta mais plantada de Portugal, não porque não possa dar vinhos de qualidade, mas porque não é nossa.

Contudo, e recentemente, tenho tido oportunidade de provar mais vinhos desta casta, sobretudo franceses, que me deixam a pensar na casta. Ela também faz grandes vinhos, completos, equilibrados, complexos e com longevidade, sobretudo em "casa", no Vale do Ródano, em França.

Este é um exemplar português, da Quinta da Boa Esperança, um produtor da região de Lisboa que tive oportunidade de conhecer de perto há muito pouco tempo, e o Syrah 2016 foi um dos vinhos provados. Fruta vermelha madura, notas de azeitona, um vinho encorpado, de tanino fino, com boa concentração e frescura, barrica quase imperceptível, um vinho mais ao estilo francês, que de alguma forma me vez lembrar um Saint Joseph ou Crozes-Hermitage, e isso foi uma boa memória...


#avinhar
#vinho #tinto #lisboa
#portugal #syrah #wine

Sem comentários:

Enviar um comentário