sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Vidigueira licoroso branco 2017

Uma doce novidade...





O vinho foi apresentado no final do passado mês de Maio, uma novidade, a primeira edição de um licoroso branco feito na Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito.

Admito que fiquei muito curioso e na expectativa de o conhecer, pois considero que este produto faz todo o sentido, pois para mim, a Vidigueira sempre foi conhecida pelos seus vinhos brancos (não significa isto que os tintos não são bons...) e considero que há um grande potencial para a produção de vinhos fortificados / licorosos na região, sendo Portugal um país com vasta tradição e diversidade no mundo dos fortificados. 

Dados mais técnicos, trata-se de um vinho feito apenas com uva da casta Antão Vaz, a referência na zona, de onde é originária, um vinho que passou por um processo de estágio de 9 meses em barricas usadas (2ª utilização), apresenta 18% de álcool e 108g/l de açúcar.

Neste primeiro contacto que tive com o vinho, mostrou um aroma doce, ameixa branca, com notas de baunilha e erva doce, sugestões cítricas e anisadas. Um vinho com alguma untuosidade, como não poderia deixar de ser, num estilo meio-doce, com frescura q.b., num conjunto que considero bastante versátil, e que estou cheio de vontade de o experimentar à mesa, desde as entradas até às sobremesas...

À equipa da Adega, mais uma vez, os meus parabéns pela vontade de fazer diferente e de ter iniciativa.

#avinhar
#vinho #licoroso #fortificado #antaovaz
#vidigueira #alentejo #portugal
#wine #fortified

Sem comentários:

Enviar um comentário