domingo, 21 de abril de 2019

Escalopes de foie gras

Que vinho para acompanhar uns escalopes de foie gras?
Uma prepação do Escalopes de foie gras com chutney de frutos exóticos, caldo thay, maracujá, mini beterrabas, aipo, couve flor e avelãs. Textura cremosa, gordura, um toque de fruta tropical, alguma crocância e vegetal, isto numa entrada. Um desafio? Sempre. 

A ligação "clássica" sugeria uma colheita tardia, pela acidez elevada e untuosidade, mas a sequência da refeição pedia algo mais ligeiro, que pudesse funcionar também como aperitivo, e seguir para a mesa a acompanhar esta entrada. Que vinho? Bem, a minha proposta foi um espumante, claro!
O Côto de Mamoelas bruto 2015 Reserva, um espumante bruto, de perfil jovem, que forneceu o contraste da frescura de um espumante jovem com a gordura do foie gras, com a conjugação da fruta tropical e fresca do Alvarinho com a fruta exótica e maracujá. Uma entrada fresca, com um espumante seco e refrescante, com a fruta a envolver as notas vegetais do prato e com a bolha a conferir ainda mais textura às diversas crocancias da couve flor e das avelãs. Fez sucesso entre os comensais. Que outro(s) vinho(s) sugeria para esta ligação?
#avinhar
#enogastronomia #foiegras
#espumante #alvarinho #bruto #reserva

Sem comentários:

Enviar um comentário