quinta-feira, 21 de março de 2019

Santiago na Ânfora do Rocim

Alvarinho em Ânfora: Uma moda? Eventualmente. Discutível? Claro, vivemos em democracia. Bom? Sim, belíssimo!

 
Muito se tem falado ultimamente de vinhos de talha, de ânfora, em barro, tudo e mais alguma coisa. De facto, é um tema que está na moda, obviamente falando do panorama vínico nacional.  

Muito podemos discutir, e as discussões (saudáveis) são sempre interessantes, a (respeitosa) troca de argumentos e de ideias apenas ajudará a cimentar ideias e conceitos, pelo que, defendo que seja feita. Faz sentido um Alvarinho em Ânfora? Bem, se o produtor o deseja, neste caso Quinta de Santiago, porque não? Ninguém está a referir que é tradição na região, ninguém está a argumentar que este é o futuro da região, e ninguém está a dizer que esta é a verdadeira expressão de um tradicional vinho de talha, aliás, nem se fala em talha. 

Discussões à parte, o vinho está feito e foi apresentado, e mais uma vez mostra a "versatilidade" da variedade Alvarinho, um vinho de aroma fino, nota cera, fruta discreta, com o barro em segundo plano, num conjunto cremoso e de acidez equilibrada, na minha opinião, um belíssimo vinho.

#avinhar
#alvarinho
#ânfora

Sem comentários:

Enviar um comentário