quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Château Margaux

Uma casa emblemática, uma das mais prestigiadas do Mundo


Château Margaux, uma casa com séculos de história, localizada em Margaux, uma pequena localidade da região de Bordéus.

Uma propriedade com 262ha, dos quais 87ha tem vinhas com variedades tintas (75% Cabernet Sauvignon, 20% Merlot, 4.5% Petit Verdot e 0.5% Cabernet Franc), e 12 ha com vinhas com variedades brancas (Sauvignon Blanc).



Uma casa que faz um bom "lote" entre o clássico e o moderno, onde se conjuga uma adega antiga com balseiros e uma adega moderna cheia de inox e tecnologia, onde se conjuga arquitectura clássica com a moderna de Norman Foster. 

Uma casa com tanoaria própria, com uma produção de 250 barricas por ano, e com a manutenção de um parque de aproximadamente 3.000 barricas.


Uma casa que conta com poucas referências:

- Pavillon Blanc du Château Margaux: Um vinho branco, 100% Sauvignon Blanc, com 8 meses de estágio em barrica (20% nova), uma pequena produção de 10.000 garrafas ano;

- Margaux du Château Margaux: A terceira marca da casa, uma referência criada em 1997, o "entrada de gama" dos tintos;


- Pavillon Rouge du Château Margaux: O 2º vinho da casa, uma referência criada em 1908, que desapareceu entre os anos 30 e os anos 70, recuperada em 1977. Um lote dominado por Cabernet Sauvignon, como não poderia deixar de ser, com 18 meses de estágio em barricas de carvalho francês (25% nova), numa produção de aproximadamente 100.000 garrafas /ano;

- Château Margaux: A grande referência da casa, o Grand Vin, o Premier Grand Cru de Margaux, um lote das castas tintas, dominado por Cabernet Sauvignon, com 21 meses de estágio em barricas novas (100%) de carvalho francês, com uma impressionante produção anual de 120.000 garrafas / ano.


Para além do privilégio de visitar a casa, também o provilégio de provar os seus vinhos, nomeadamente um Pavillon Rouge 2009 e um Chateau Margaux 2004.

Este último, um vinho de  aroma mais elegante que o seu irmão (a comparação não é directa, foram provados anos diferentes), já com algumas notas de evolução, alguma barrica ainda presente com sugestão de canfora, bosque, pimentão vermelho, a dar uma nota especiada. Um vinho de elegância, com acidez, tudo mais bem integrado, seco, leve herbáceo no final, tudo bem equilibrado, com final fresco, bem persistente, profundo, tanino firme mas finíssimo e maduro, um grande vinho, o ponto alto de uma visita inesquecível.

#avinhar
#margaux
#premiergrandcruclasse
#bordeauxwinetour

Sem comentários:

Enviar um comentário