domingo, 20 de janeiro de 2019

Chanfana

Vai uma Chanfana? E com que vinho?

Um prato de origens pobres, mas de carácter nobre, de confecção simples mas com sabor complexo, de aproveitamento de parcos recursos locais mas que o tornam o ex-libris gastronómico da região - a Chanfana.

Um prato feito na região, pela região, aproveitando ao máximo os recursos locais. A carne é de cabra, mas com idade, explorando ao máximo todo o seu potencial, tendo como destino a mesa após dar leite ou crias. O principal tempero? Vinho, da região, claro. Confecção? Forno a lenha, em caçoila de barro preto de produção local, aproveitando o calor do forno onde se faz o pão ou a broa de milho. Em suma, um prato que vem de bases muito modestas, mas cheio de sabor e de carácter, recheado de rusticidade e autenticidade.


O acompanhamento será batata e grelos, tudo cozido, o mais simples mas efectivo na ligação ao prato, pois a batata ajuda na absorção da gordura e as verduras contribuem com alguma acidez para dissolver alguma da gordura.

Que perfil de vinho para acompanhar este prato? A confecção é feita com vinho tinto, da região (Dão ou Bairrada), com alho, louro, malaguetas, sal e azeite (ou banha). Intenso, levemente picante, os sabores fumados do forno de lenha, a intensidade da carne e muita, muita gordura, ou melhor, sabor...


Será necessário um bom vinho, com intensidade, com corpo, mas também com um nível morado a elevado de acidez, de tanino polido para não chocar com o picante, eventualmente com barrica para puxar o carácter fumado.

Penso no Dão e na Bairrada, duas regiões vínicas que confinam com a região da Chanfana, ambas com o contributo da frescura. No primeiro caso, vinhos com pouca evolução, para ainda terem garra, no segundo caso, um pouco mais de evolução, para lhes a elegância que o Dão constuma conseguir mais cedo. Aqui foi ensaiado um Dão, da Casa da Carvalha, do concelho vizinho de Arganil, que fez muito boa companhia a esta Chanfana de Vila Nova de Poiares, servida no restaurante "O Confrade".

#avinhar
#enogastronomia
#harmonização
#chanfana

Sem comentários:

Enviar um comentário