quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Jantar Vínico Quinta das Bágeiras @ Rei dos Leitões

As Bágeiras e o Rei



Entenda-se o restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada, e a Quinta das Bágeiras, produtor clássico da região da Bairrada. O que fazem juntos? Bem, realizaram, no âmbito do evento Encontro com Bairrada Vinhos e Sabores 2017, um jantar vínico.

Refira-se que foi, se bem me recordo, a primeira vez que faço uma refeição na Bairrada que não incluí leitão, em nenhuma das suas formas, nem sequer umas iscas. Uma ementa que pretendia fugir ao óbvio, mostrar outras aplicações para os grandes vinhos produzidos pelo vigneron Mário Sérgio na sua Quinta das Bágeiras.


Gamba de Moçambique e geleia de citrinos, courgette da nossa horta, marinada em gengibre e vinagre de arroz
Gamba panada, crocante sim, mas ligeiramente seca devido ao excesso de calor. A redução intensa, cheia de frescura picante do gengibre, a pedir a frescura de um espumante, com alguma evolução para balancear as notas picantes. Excelente ligação, pena a confecção exagerada do camarão.

Acompanhou com o Quinta das Bágeiras espumante branco 2014 Super Reserva, servido em magnum, de aroma delicado, com notas de manteiga e biscoito. Um espumante fino, de bolha muito fina, cremoso e elegante, bem fresco, amplo e bem persistente. Uma bela evolução, um pouco mais fino que na garrafa standard, bela companhia à entrada.


Truta de Manteigas e damasco da Sibéria, tomate seco, creme de lentilhas e microverde de limonete
Truta um pouco seca, devido a ser um peixe relativamente magro, combinado com a secura da lentilha a ficar um pouco seco e pesado. Valha-nos a frescura do damasco e do tomate seco e a companhia de um grande vinho cheio de cremosidade e frescura como o Quinta das Bágeiras branco 2015 Garrafeira, com notas de cera e de fruta branca de caroço a lembrar marmelo. Um vinho bem encorpado e cremoso, um branco seco, fresco, levemente resinoso, com madeira presente mas discreta e leve sugestão de sal. Grande vinho, ainda cheio de juventude.


Bochecha estufada de porco preto alentejano, puré de couve lombarda, farofa de azeitona e tomilho
A descrição está feita no prato, sabores intensos, o contraste do ácido e amargo do purá com a gordura da bochecha. Um prato de emoções fortes, mas equilibrado, a pedir um vinho também ele mais de equilíbrios, como o Avô Fausto tinto 2013, de aroma delicado com leve balsâmico e notas de resina e térreas, um vinho fresco e elegante, leve sugestão de "calcário", amplo e bem persistente, a fazer boa companhia.


Toucinho do Céu com amêndoas DOP Douro e gelado de citrinos
O racional e o irracional, o doce e o amargo. A acidez do gelado a aligeirar e a elevar o toucinho ao céu. A ponte feita com as amêndoas, a dar um toque de fruto seco já presente no Abafado 2005 da Quinta das Bágeiras, onde o fruto seco se conjuga com notas de caramelo, num conjunto adocicado, claro, mas elegante e fresco, com uma frescura vegetal intrigante.


As estrelas do jantar foram, da esquerda para a direita:
- Quinta das Bágeiras espumante 2014 Super Reserva
- Quinta das Bágeiras branco 2015 Garrafeira
- Avô Fausto tinto 2013
- Quinta das Bágeiras 2005 Abafado

Para terminar, já na companhia do café, a Aguardente Vínica da Quinta das Bágeiras, claro! Uma grande sessão e em excelente companhia. Assim a Bairrada tem o seu futuro assegurado.

Avinhado a 9 de Setembro de 2017
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário