segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Jantar Vínico @ Monverde Hotel

Um jantar vínico no restaurante Monverde


Inserido no hotel Monverde, perto de Amarante, na região do Vinho Verde, um restaurante moderno, com foco no vinho, sem esquecer a gastronomia.

Aberto todos os dias, para almoço e jantar, um local interessante para parar se estiver de visita à região, sendo recomendada a estadia, mas isso será tema para outra publicação. Deixo o relato de um jantar vínico, harmonizado exclusivamente com vinhos da Quinta da Lixa, cujos produtores são os proprietários deste hotel.


Cumprimentos do Chef
Um olá do Chef Carlos Silva, simples, agradável, para abrir o apetite e dizer às papilas gustativas que vamos dar início à ordem de trabalhos. A acompanhar, o espumante Quinta da Lixa espumante branco 2016, um espumante simples mas que cumpriu bem o seu propósito de dar as boas vindas vínicas.


Sardinha em crosta de broa de milho, couli de pimento e majericão
Uma sardinha crocante, com um toque vegetal. Uma entrada que pede um vinho mais ligeiro, com frescura, e de preferência com um toque vegetal, como o Quinta da Lixa branco 2016 Loureiro


Garoupa braseada com timbale de legumes e molho de citronela
Uma bela posta de garoupa, bem confeccionada, com a pele crocante, com o molho a dar frescura e leveza ao prato, acompanhado pelo Quinta da Lixa branco 2016 Pouco Comum, um tranquilo de corpo médio, boa frescura, seco mas com alguma fruta verde, cítrico e com notas herbais, um registo cada vez mais sério do Pouco Comum. 


Naco folhado de vazia de novilho com especiarias, aveludado de cogumelos
Quem não gosta de um bom pedaço de carne de novilho? E se massa folhada ainda mais guloso? E se não houvesse sabor suficiente, acrescentem-se cogumelos e o resultado é este. A opção mais óbvia seria eventualmente um tinto, mas estando na região do Vinho Verde e num produtor especializado em brancos (embora também não faltem os rosés e tintos), nada melhor que um Quinta da Lixa branco 2015 Alvarinho Reserva, um branco com estrutura suficiente para aguentar uma carne, com a madeira a dar um toque especiado, com frescura para equilibrar a gordura do folhado e a sua cremosidade a ficar ligada ao aveludado.


Cremoso de maracujá e frutas exóticas
Para terminar, uma sobremesa doce, mas mais focada na frescura, dominada pelo maracujá, a pedir um vinho também ele doce mas focado na frescura, como o Quinta da Lixa branco 2015 Sweet Creations.

Um local moderno, com bom ambiente e bom serviço, nomeadamente o do vinho, com uma boa carta de vinhos que vai muito para além dos vinhos da Quinta da Lixa, bons copos e preocupação com o serviço a boas temperaturas. A cozinha é interessante, um toque mais internacional sem esquecer a gastronomia regional.

Avinhado a 28 de Agosto de 2017
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário