sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Quinta das Ratoeiras

Ratoeiras para roedores? Pássaros? Humanos?

Adega tradicional, com as talhas

A Quinta das Ratoeiras localiza-se nas imediações de Vila de Frades, uma propriedade familiar de produção de uva (e que também tem vinho), azeitona, laranja e outras pequenas produções espalhadas pelos cerca de 36ha de propriedade.

De uma quinta completamente abandonada, Pedro Luiz de Castro e Patrícia Lozano trataram de praparar os solos de xisto e barro vermelho para a planatação de 17ha de vinha, com as castas Syrah, Trincadeira, Aragonês, Alfrocheiro e Cabernet Sauvignon nas tintas, e Roupeiro (Síria) e Antão Vaz nas brancas.

Uma das vinhas da propriedade
A adega resulta de uma simbiose entre o espaço tradicional dedicado à produção do Vinho de Talha com o espaço dedicado à produção de vinhos moderno, em ambos os casos, pequenas produções.  

Posteriormente foi inaugurada uma pequena unidade de Turismo Rural, com apenas 6 quartos duplos, instalada dentro da propriedade, entre duas parcelas de vinha. Um local acolhedor, tranquilo, e muito próximo do centro vinhateiro desta sub-região do Alentejo que é a Vidigueira.

A pequena unidade de Turismo Rural, com estacionamento à porta

Quartos bastante simpáticos, com uma cama de dimensões generosas, televisão e internet, casas de banho privativas e completas, ou seja, tudo o que é essencial para se passar uma estadia. 

De manhã, de acordo com a hora preferida de cada convidado, é servido o pequeno-almoço, incluído na estadia. Servido no piso superior da unidade, um pequeno almoço simples mas variado, com pão local fresco, fruta, café, leite, bolos, iogurtes, cereais, entre outras coisas, das quais destaco o sumo de laranja, fresquíssimo, feito de manhã com laranjas apanhadas no dia na própria propriedade.

A vista do pequeno-almoço
Quem tenha outros interesses, poderá aproveitar para visitar as Ruínas de São Cucufate, as maiores ruínas romanas do país, ainda com edificado, isto mesmo junto à propriedade, a 2 minutos. Merece uma visita.

A 5 minutos das Ratoeiras temos Vila de Frades, a capital do Vinho de Talha, onde ainda é possível fazer uma refeição numa "tasca" típica, junto às talhas de onde é servido o vinho.

De seguida, uma passagem pela Vidigueira, terra de Vasco da Gama, conde da Vidigueira, onde há vários outros pontos de interesse, como o Convento de Nossa Senhora das Relíquias - Quinta do Carmo. À volta da Vidigueira e Vila de Frades, há vários produtores de vinho que é possível visitar, como a Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito (Vidigueira), ou a Quinta do Quetzal (Vila de Frades).

Uma vista das ruínas de São Cucufate, que confinam com a Quinta das Ratoeiras

Também se recomenda a passagem pela Ermida de Santo António dos Açores, localizada no alto de um monte, de onde é possível apreciar a paisagem circundante e ver, entre outras coisas, a Serra do Mendro, entre os concelhos da Vidigueira e do Portel, a barreira que separa o Alto do Baixo Alentejo.

Sim, de facto são ratoeiras para humanos, ratoeiras feitas de simpatia, de boa disposição, de um ambiente tranquilo que são utilizadas para cativar quer os visita.

Em cada quarto, uma garrafa de vinho de talha da Quinta das Ratoeiras, uma cortesia para os hóspedes


#enoturismo
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário