terça-feira, 29 de agosto de 2017

10 anos de Herdade do Rocim

Até no Alentejo o tempo passa rápido



Parece que foi muito recente, mas já se passaram 10 anos desde que a Herdade do Rocim inaugurou as suas portas, mais concretamente no dia 19 de Maio de 2007.

Um projecto familiar, que resulta da paixão  é a data que assinala o arranque da Herdade do Rocim, um projecto familiar que resulta da paixão de Catarina Vieira, que se mudou de Leiria para a Vidigueira.

Para assinalar este marco, a Herdade do Rocim organizou algumas provas verticais, onde se pode avaliar a evolução do projecto, ao mesmo tempo que se pode também perceber a evolução dos vinhos e a sua longevidade.


Olho de Mocho
Uma referência nos vinhos brancos da casa, a primeira marca, vinhos feitos apenas com recurso à casta Antão Vaz, típica da zona. Prova vertical, 2007 a 2014, perfeita para ver a evolução de um perfil que pouco ou nada mudou. Boas evoluções, a mostrar que há potencial de envelhecimento, com o 2009 em grande nível, mineral e com uma belíssima frescura, ainda com alguma da sua fruta tropical presente. Nos mais jovens, o 2013 em destaque, com leve mineral e madeira muito discreta, nota herbácea, amplo e grande persistência. Belíssimo Antão Vaz. São vinhos que merecem alguma maturação em garrafa, pelo menos 2 ou 3 anos para atingirem um bom nível de elegância.


Grande Rocim
A gama de topo do Rocim, feitos com a casta Alicante Bouschet, com recurso a estágio prolongado em barricas de carvalho francês. À prova as colheitas 2007, 2009, 2011 e 2013, pois apenas nesses anos se considerou haver condições para o produzir. De destacar o 2007, já com uma década de idade, um vinho muito encorpado, mastigável, bem seco e com tanino muito presente embora muito polido, madeira presente mas a deixar surgir a fruta, conjugada com notas balsâmicas e químicas, num conjunto opulento, amplo e muito persistente. No extremo oposto, o 2013 ainda muito jovem, com a madeira bem presente resultado da dupla passagem em madeira nova de carvalho francês. Um grande vinho.


Vale da Mata
Embora não tenha origem na Herdade do Rocim, são vinhos da empresa e da família. Os Vale da Mata Reserva são vinhos da região de Lisboa, lotes de Touriga Nacional e Tinta Roriz, com recurso ao estágio em barricas de carvalho francês. Prova das colheitas 2007 a 2013, com destaque para o 2009 com aroma adocicado, com leve caramelo e chocolate conjugado com um toque fresco e vegetal de pinheiro. Um tinto fresco, elegante, amplo e muito persistente, tanino firme mas muito polido, um grande vinho ainda com muitos anos de garrafa pela frente. A colheita de 2013 também superior, aroma fumado e com especiarias, folha de tabaco, um vinho amplo e muito persistente, tanino polito bem firme e muito presente, alguma fruta presente, com frescura, leve mentolado, madeira presente mas muito bem integrada. Um belíssimo vinho, com potencial de guarda.

Que venham muitos mais 10 anos de sucesso!

#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário