quarta-feira, 12 de julho de 2017

José Maria da Fonseca branco 1976

A inovar há mais de um século


Admito que o comprei pela curiosidade, não tendo qualquer expectativa que estivesse em grandes condições, apesar do bom nível da garrafa e da cor "normal" para um branco com 4 décadas de idade. Mas o que esperar dele? Bem, é abrir e provar!

O R-1976 é um vinho feito à base de Riesling, daí o código R no ano, com um toque das castas Sylvaner, Savagnin e Pinot Gris. Tanto quanto sei, um lote inédito no país, muito inovador à época, a mostrar o lado experimentalista da casa José Maria da Fonseca, a fazer alguns ensaios derivado da diversidade existente na sua colecção ampelográfica começada na década de 20 do século passado, na Quinta de Camarate em Azeitão, que conta actualmente com mais de 500 castas plantadas.

Quanto ao vinho em si, uma supresa, não estando deslubrante, ainda retinha frescura e estava perfeitamente bebível. Posso dizer que já provei um Riesling com mais de 40 anos, e ainda por cima, português! Que se continuem a fazer ensaios, independentemente de ser com castas nacionais ou estrangeiras, o importante é aumentar o conhecimento.

#velhossãoostrapos
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário