quarta-feira, 22 de março de 2017

Segredos tinto 2015 Bastardo

Um Bastardo chamado Segredos?!?


O nome não passa despercebido, e não deixa de ser irónico um vinho chamado Segredos ser feito com Bastardo... será que nos querem dizer alguma coisa? Um vinho Regional da Península de Setúbal, monocasta Bastardo, com 14,5% de álcool, produzido pela Casa Horácio Simões.

São raros os vinhos tranquilos monocasta Bastardo, aliás, só tenho memória de ter provado dois. Uma casta de origem francesa, onde é conhecida por Trousseau, em Portugal mais associada a fortificados, de lote para o Vinho do Porto e em monocasta no Vinho da Madeira (embora já não haja em produção), foi também utilizada na região da Península de Setúbal para a produção do fortificado Bastardinho. A Casa Horácio Simões é uma das casas que tenta recuperar alguma dessa história, e em 2015 produziu este tranquilo.

A cor é ligeiramente aberta e o aroma é frutado,  com cereja, conjugada com madeira discreta e com uma nota especiada. Um vinho de corpo médio, onde se sente a força alcoólica e com tanino ainda bem presente, alguma frescura, com profundidade e boa persistência, alguma intensidade na fruta, com final fresco mais ainda marcado pelo tanino.

Um paradigma diferente, um vinho centrado na fruta, mas com ligeireza na estrutura.

Avinhado a 15 de Março de 2017
#avinhar

3 comentários:

  1. Em Portugal, pode encontrar, pelo menos, 2 belos exemplares de qualidade elevada: Conceito Bastardo; Niepoort Projectos Bastardo.
    A casta Bastardo é muito comum nas vinhas velhas do Douro. É casta de ciclo curto, com maturações mais precoces.

    Boas provas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço o Conceito, falta-me o Niepoort.
      Agradeço as recomendações.
      Boas provas!

      Eliminar
    2. Estava-me a esquecer do Bastardo da Quinta de Arcossó: http://avinhar.blogspot.pt/2016/01/quinta-de-arcosso-tinto-2012-bastardo.html

      Eliminar