Um Chardonnay com mais de 10 anos de idade
10 anos pode ser muito ou pouco para um vinho, dependendo das suas características e da forma como esteve guardado. Para este Quinta de Pancas 2005 Chardonnay, uma década já foi suficiente para ter "mudado" de região, pois o Regional Estremadura anunciado já não existe, correspondendo à região de Lisboa. De resto, tudo se mantem, pois a quinta ainda está em Alenquer, e a casta Chardonnay continua a ter lugar nos seus encepamentos. Fica a curiosidade de saber se aguentam a prova do tempo e como evoluem ao longo do mesmo.
Apresentava uma cor dourada, intensa, límpido e com brilho, sinal de boa saúde. O nariz estava dominado por notas de mel, com sugestão de madeira e algum fumo. Um branco ainda com frescura presente, sem fruta fresca mas cheio de mel e alguns fumados e frutos secos, encorpado, cremoso, boa boca e alguma persistência, um branco evoluído, sem dúvida, mas ainda com vida, para beber e apreciar a uma temperatura mais elevada, pelos 12 a 14 graus, de preferência, em copo largo.
Claramente não foi o melhor Chardonnay que já bebi, mas sem dúvida que o bebí com prazer, a acompanhar uma tábua de queijos.
Avinhado a 4 de Outubro de 2016
#avinhar
Avinhado a 4 de Outubro de 2016
#avinhar
Sem comentários:
Enviar um comentário