segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Quinta de Pancas branco 2005 Chardonnay

Um Chardonnay com mais de 10 anos de idade


10 anos pode ser muito ou pouco para um vinho, dependendo das suas características e da forma como esteve guardado. Para este Quinta de Pancas 2005 Chardonnay, uma década já foi suficiente para ter "mudado" de região, pois o Regional Estremadura anunciado já não existe, correspondendo à região de Lisboa. De resto, tudo se mantem, pois a quinta ainda está em Alenquer, e a casta Chardonnay continua a ter lugar nos seus encepamentos. Fica a curiosidade de saber se aguentam a prova do tempo e como evoluem ao longo do mesmo.
 
Apresentava uma cor dourada, intensa, límpido e com brilho, sinal de boa saúde. O nariz estava dominado por notas de mel, com sugestão de madeira e algum fumo. Um branco ainda com frescura presente, sem fruta fresca mas cheio de mel e alguns fumados e frutos secos, encorpado, cremoso, boa boca e alguma persistência, um branco evoluído, sem dúvida, mas ainda com vida, para beber e apreciar a uma temperatura mais elevada, pelos 12 a 14 graus, de preferência, em copo largo. 

Claramente não foi o melhor Chardonnay que já bebi, mas sem dúvida que o bebí com prazer, a acompanhar uma tábua de queijos.

Avinhado a 4 de Outubro de 2016
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário