quarta-feira, 6 de julho de 2016

Quinta da Murta rosé 2012 "720 Nuits"

Um rosé com "idade", uma proposta da Quinta da Murta


Não é de todo vulgar o lançamento "tardio" de rosés, isto é, rosés que não são do ano anterior, e essa é a proposta da Quinta da Murta, Bucelas, região de Lisboa. 

Trata-se de uma pequena produção de apenas 3000 garrafas, de um vinho rosé da colheita de 2012, feito apenas com a casta Touriga Nacional, com estágio de 22 meses em barricas usadas de carvalho, tendo sido engarrafado em Outubro de 2014. Esta foi a primeira edição desta referência, com a assinatura do enólogo Hugo Mendes, que deixa assim a sua marca na história desta casa. 

Um rosé de cor intensa, cereja com tom alaranjado, com aroma dominado pela madeira, resultante do estágio prolongado. Um vinho com uma secura impressionante, uma belíssima frescura, encorpado e denso, com a madeira a dominar mas agradável, deixando uma leve fruta no fundo e com um toque de salinidade.

Não se trata de um rosé velho, trata-se sim de um rosé "crescido", que evoluiu muito bem, e que dá uma excelente prova neste momento. Um rosé que é obrigatório conhecer!

Avinhado a 16 de Junho de 2016
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário