sexta-feira, 13 de maio de 2016

Casal Figueira branco 2006 Tradition

Produzido e engarrafado por António Carvalho, um vinho que actualmente conta com 10 anos de idade.


Estagiou um ano e meio em barrica velha de carvalho, e todo o trabalho na vinha e adega estava já aferido por princípios biológicos e até biodinâmicos, com a vinha totalmente ausente de químicos e a vinificação sem leveduras adicionadas, correcções e quase ausente de sulfitos.

Um vinho que apresenta uma cor dourada, com alguma intensidade, límpido e ainda cheio de brilho. O aroma é aparentemente oxidado, mas agradável, com notas doces e delicadas de damasco em passa, algum mel, perfil mineral e com um toque de mar. Na boca revela-nos a sua qualidade, apresentando-se em grande forma, ainda cheio de frescura e de vida, cremoso, mineral e com um toque de salinidade. Um branco seco, encorpado, amplo e bem persistente, com uma sensação inicial de doçura, em harmonia com o aroma, com alguma intensidade, e que termina fresco com algum fruto seco.

Consuma-o a 12 graus (ou ligeiramente acima) em copo largo. Acompanhou muito bem um queijo curado de ovelha da Beira Interior, seco e intenso.

Um grande vinho, que se apresenta num bom ponto de consumo e que deixa saudade, não só por já não se produzir, mas sobretudo por o produtor já não se encontrar entre nós. Um brinde em sua memória.

Avinhado a 6 de Maio de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário