terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Escondido tinto 2012

O que se esconde por trás deste rótulo?



Uma novidade do crítico e enólogo Aníbal Coutinho, que colocou à prova a 4ª edição do seu Escondido (2006, 2008 e 2010 foram as colheitas anteriores), num almoço de apresentação do vinho no restaurante Jacinto, em Lisboa. Afinal, o que se esconde nesta garrafa?

Apesar de ser escondido, não há segredos, e é uma novidade. Trata-se de uma produção muito limitada de apenas 500 garrafas de 75cl e 100 garrafas magnum, de um vinho Regional Lisboa, resultado da vinificação da vinha instalada na quinta da família, localizada entre Sintra e Mafra. Um lote dominado pelas castas Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional, com apontamentos de Syrah, Merlot e Alicante Bouschet, com 24 meses de estágio em barricas de carvalho francês e americano, com posterior envelhecimento de mais de um ano em garrafa. Um vinho produzido e engarrafado na Quinta do Gradil.

Um vinho de cor pouco intensa, límpido e brilhante, sem qualquer sinal de envelhecimento. Aromático, dominado pelas especiarias e com a madeira ainda bem presente, num fundo de fruta preta madura e chocolate, num conjunto elegante e agradável. Um vinho de pouca extracção, que prima pela elegância, apesar de ainda estar demasiado jovem, ainda com alguma adstringência a marcar a prova. Seco, boa frescura, amplo e muito persistente, com final intenso, seco e ligeiramente especiado, com ligeiro travo amargo da madeira e um agradável toque vegetal e mentolado, com fruta preta discreta mas presente.

Um grande vinho e de grande exclusividade, que merece mais tempo de garrafa, por isso, vou ver se consigo esconder uma garrafa por alguns anos...

PVP: 90€ (75cl) / 140€ (150ml)
Avaliação: 17.5

Avinhado a 23 de Fevereiro de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário