quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Bridão - Apresentação de Novas Colheitas

No ano em que se celebram 20 anos da marca Bridão, a Adega Cooperativa do Cartaxo apresentou as suas novas colheitas.




No passado dia 23 de Outubro, no restaurante Mãe Luisa, do Chef Igor Martinho, decorreu a apresentação das novas colheitas Bridão.

Os vinhos Bridão são a gama de topo da Adega, sendo que a gama é bastante variada, com brancos, tintos e uma colheita tardia.


Bridão branco 2014 Reserva

Um DOC DO Tejo, lote das castas Fernão Pires (85%), Arinto (10%) e Moscatel, com estágio de 3 meses em barrica de 500l de carvalho francês.

Aromático, com sugestões tropicais (manga e maracujá) e de banana, conjugadas com notas de madeira (e baunilha). Um branco seco, encorpado, ligeiramente untuoso, alguma frescura, com fruta presente e final muito cítrico, com ligeira presença da madeira. Boa boca e persistência, num vinho muito correcto, agradável e versátil.


Bridão tinto 2013 Trincadeira

Um monocasta de Trincadeira, DOC DO Tejo, com estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês e americano.

Aromático, fruta madura, ameixa, com aromas tostados e de café. Encorpado, muito frutado, macio e pouca frescura, onde se sente um pouco o álcool.

Um pouco curto na boca e persistência, num perfil frutado e de fácil consumo.


Bridão tinto 2013 Touriga Nacional

Um monocasta Touriga Nacional, DOC DO Tejo, com estágio de 6 meses em barrica de carvalho francês.

Aromático, fruta madura a fazer lembrar fruto preto, sugestões florais e notas químicas. Encorpado, boa fescura, macio, alguma intensidade de sabor, com predominância de cereja preta e ginja.

Um Touriga Nacional com bom volume de boca, embora não muito persistente, mas equilibrado e agradável.


Bridão tinto 2013 Alicante Bouschet

Um tinto DOC DO Tejo, monocasta Alicante Bouschet, com estágio de 6 meses em barricas de carvalho nacional, francês e americano.

Um vinho de aroma fechado, com sugestão de ginja e amoras, algum chocolate. Muito encorpado, boa frescura, amplo, seco, com alguma madeira a marcar a boca, mas tudo em boa proporção. Muito álcool, mas bem balanceado pela frescura.

Um bom Alicante Bouschet, quente, mas genuíno. 


Bridão tinto 2013 Reserva

Um DOC DO Tejo, lote das castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Tinta Roriz e Syrah, com 6 meses de estágio em barrica de carvalho francês.

Aromático, fruta silvestre madura, notas de madeira. Encorpado, alguma frescura, fruta presente e em harmonia com o aroma, macio, boa boca e boa persistência.

Um vinho fácil de se gostar, agradável e versátil.


Bridão tinto 2013 Private Collection

O topo de gama da casa, um DOC DO Tejo, 50% Touriga Nacional e 50% Alicante Bouschet, com 10 meses de barrica de carvalho nacional.

Aromático, compotas, fruta silvestre, algum fumo e café, com sugestões florais. Encorpado, concentrado, seco, amplo e boa persistência, com alguma frescura e fruta q.b.

Um tinto interessante e de qualidade, sem dúvida, o melhor da casa neste momento.


A refeição terminou com o Colheita Tardia 2013, que mesmo não sendo uma novidade, marcou presença com a sobremesa.

De referir que estamos a falar de vinhos com preços acessíveis e com qualidade. Uma região que aos poucos se vai afirmando e uma casa que também está a conseguir imprimir cada vez mais qualidade aos seus vinhos. 

Avinhado a 23 de Outubro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário