quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Porta dos Cavaleiros branco 1979


Um jovem de 1979...


Um DOC Dão, produzido pelo (quase) centenário produtor Caves São João. Um vinho "entrada de gama", com 36 anos de idade!

Tom dourado, límpido e brilhante, a mostrar ainda toda a sua "juventude", é um branco aromático, com notas de evolução, com os melados, frutos secos, "madeira velha", algum verniz, mas tudo muito agradável e elegante.
Na boca, é um vinho evoluído, sem fruta fresca, mas ainda cheio de vida e com frescura, boa boca, alguma untuosidade e alguma persistência, com final fresco, seco e em harmonia com o aroma. Consumir entre os 12 e os 14 graus, de preferência, em copo de "tinto".

Apesar de não ser um vinho extraordinário, não deixa de ser impressionante um vinho "colheita", um entrada de gama que hoje em dia custa cerca de 2€, estar em perfeita a condições 36 anos depois! E ainda ter pernas para andar, talvez mais uns 10 anos... Espero ter garrafas e estar cá para as provar...

Continuo a dizer, não bebam estes "vinagres" e enviem-mos cá para casa. Este, para além de ter sido uma belíssima companhia para sushi, é do meu ano, o que o torna um pouco mais especial, pelo menos para mim...

PVP: 10€
Avaliação: 16.5

Avinhado a 10 de Outubro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário