domingo, 19 de julho de 2015

Almoço dos 25 Anos da Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba & Alvito

Um almoço de celebração dos 25 anos, que serviu de mote para a apresentação de algumas novidades.


A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito foi fundada em 1960, localizada na sub-região da Vidigueira, Alentejo, e conta hoje com uma produção aproximada de 5.1 Milhões de litros, resultado de cerca de 8 Milhões de quilos de uva.

É uma região famosa pelos seus brancos, com destaque para a casta Antão Vaz, e esta Adega não pretende que isso se perca. Uma das suas apostas foi a criação do Centro de Estudos Antão Vaz, onde se estuda esta casta, assim como novos métodos de vinificação.

Houve uma aposta na mudança do perfil dos vinhos, na melhoria dos processos, tendo em vista uma produção com maior qualidade. Um portfolio bastante diversificado, com brancos, tintos, licorosos e aguardentes, com várias gamas de preços e de qualidade, que lhes permite endereçar vários mercados. 


O almoço decorreu no restaurante Volver by Chakall, em Lisboa, com o seguinte menu:


O Vidigueira branco 2014 Antão Vaz serviu de Welcome Drink e para acompanhar as entradas de presunto, empanadas argentinas e hummus. Um vinho simples, mas muito agradável e bastante versátil, como aqui ficou demonstrado. Pode consultar a nota de prova do vinho aqui.


Depois seguiu-se o prato de peixe: Lascas de bacalhau com puré de grão-de-bico, tomate concassée, agar de coentros e crosta de ameixa com frutos secos. Um prato muito diversificado em termos de aromas e sabores, intenso, a pedir um branco com mais estrutura e mais persistente, mas com frescura. O Vidigueira branco 2014 Grande Escolha acompanhou muito bem. Pode consultar a nota de prova do vinho aqui.


Depois veio o prato de carne, um bife da vazia maturado, com sal fumado, mesclun de batatas, pimento piquillo e salada Volver. A carne vermelha saborosa, intensa e "mal passada" pedia um tinto mais robusto, seco, com alguma frescura e com volume de boca e persistência. O Vidigueira tinto 2012 Grande Escolha foi uma bela companhia. Pode consultar a nota de prova do vinho aqui.


Seguiu-se a sobremesa, uma tarte de três chocolates com coulis de frutos vermelhos e sorvete de limão, acompanhados pelo Vidigueira Licoroso, cuja nota de prova pode consultar aqui.


Terminámos a refeição com cafés e com a belíssima Aguardente Vínica Velha.

Julgo que estão no bom caminho, com bons produtos, preços competitivos e com foco na melhoria contínua e na inovação, sem esquecer a região, as suas castas e as suas tradições. Continuação de um bom trabalho, irei continuar a acompanhar. 

Uma refeição muito agradável e em excelente companhia, quer pelos vinhos, quer pelos convivas. Agradeço à Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito o convite. Até breve.

Avinhado a 25 de Junho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário