domingo, 5 de abril de 2015

O melhor vinho do Mundo!


Tenho ouvido com muita frequência que determinado vinho é o melhor do Mundo.  Mas o que é isso de ser “O melhor do Mundo”?



Felizmente, alguns destes vinhos até têm sido vinhos nacionais, o que será bom para a nossa economia, e certamente é bom para a construção de uma boa imagem de marca de Portugal enquanto produtor de qualidade! Não tenho nada contra os vinhos, mas não sou nada a favor desse tipo de afirmações...

Logo de base, deveríamos sempre dizer, “o melhor do mundo” segundo a entidade X, Y ou Z. Alguém afirmou isso, e é segundo os critérios dessa entidade (Concurso, Revista, Crítico, Etc.) que foi anunciado o(s) melhor(es). Não custa nada, e dá logo um contexto bem diferente.

Não tenho nada contra concursos, aliás, até sou a favor que existam. É bom que haja uma (saudável) competição para ver quais os “melhores”. O que é necessário entender é que, os concursos, mesmo os mais importantes, não avaliam todos os vinhos produzidos, aliás, é uma pequena amostra do que é produzido. Portanto, mais uma razão para ter cuidado com os “melhores do mundo”, e mais uma razão para identificar a entidade anunciante.

Depois, também convém perceber que, os “grandes” vinhos do mundo, as grandes “marcas”, normalmente não estão a concurso. Primeiro porque não precisam das medalhas, e depois, porque não vão correr o risco de concorrer e ficar atrás de vinhos muito menos conceituados. Adicionalmente, muitos pequenos produtores também não vão a concurso, pois têm custos associados e nem sempre suportáveis ou interessantes comercialmente.

Por fim, os critérios e as regras dos concursos. Os critérios não são normalizados e o método de prova também não, variando de concurso para concurso. Isto faz com que um mesmo vinho possa ser Grande Medalha de Ouro não sei onde e nem ganhar uma medalha de bronze ou similar no concurso ao lado.

Compreendo a questão das medalhas, percebo a importância comercial, pois uma “medalha de ouro” ajudará e muito a vender um vinho, mas tenham em mente a importância relativa dos prémios e, pelo menos, acrescentem a entidade à frase “o melhor do mundo”...

Boas provas, com ou sem prémios!

Avinhado a 27 de Março de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário