sexta-feira, 13 de março de 2015

Novos vinhos na Real Companhia Velha


A Real Companhia Velha, uma casa de referência na região do Douro, lança novos vinhos na sua gama Séries. Gama dedicada à inovação e experimentação, onde se exploram novas técnicas, castas e abordagens diferentes. O resultado são vinhos de interesse sobretudo enológico, mas também para enófilos e entusiastas, com vinhos de pequena tiragem e grande exclusividade.


Na passada sexta-feira, dia 20 de Fevereiro, no Bistro 100 Maneiras, foram apresentados vários vinhos, alguns deles novidades absolutas, seguido de um almoço de degustação com os vinhos apresentados.
 

Depois da prova, seguiu-se um almoço vínico, com harmonização entre os vinhos apresentados e pratos do Bistro 100 Maneiras.

Várias entradas acompanharam o espumante Real Companhia Velha 2011, nomeadamente a Terrina com rábano e cebola acidulada, os Grissini com presunto e o Creme de Abóbora com espuma de parmesão. Todas interessantes e em harmonia com este espumante de qualidade superior.


Seguiu-se o Carabineiro com purés de couve-flor e acelga com o Séries branco 2013 Samarrinho. Um prato delicado mas muito saboroso, com o carabineiro a ser confeccionado de forma exímia. Boa harmonia de sabores e uma harmonização competente.


O Ravioli de espinafres e presunto desidratado é um prato interessante, com substituição da Massa pelo espinafres. Interior de queijo, com crocante de nozes, composto com o presunto desidratado a adicionar textura e salgado. O Séries branco 2012 Arinto foi o vinho seleccionado.


Galinha d’Angola recheada com pinhões e figos legumes glaceados com molho de mel e mostarda. Um prato intenso, cheio de especiarias e caramelizados. Simples, mas muito agradável. Boa harmonização do Séries tinto 2010 Rufete, com uma carne que pede vinhos mais ligeiros, mas com acidez.


Para terminar, um Tiramisu da frente desconstruído, com o café no gelado. Cheio de sabor e diferentes texturas e temperaturas, tiramisu da frente senão não paro de comer ;) Harmonização interessante, com o Quinta das Carvalhas 1997 Porto Vintage, pela intensidade de sabor e pelo chocolate, café e frutos vermelhos...


Resta-me agradecer o convite da Real Companhia Velha e desejar-lhes a continuação de um bom trabalho. Ao Bistro 100 Maneiras uma palavra de agradecimento pela simpatia, boa comida e serviço competente.

Avinhado a 20 de Fevereiro de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário