sexta-feira, 27 de março de 2015

Jantar Vínico - Taberna Ó Balcão

Um jantar único, organização da Taberna Ó Balcão e do Wine Club Portugal.


No passado dia 12 de Março, realizou-se na Taberna Ó Balcão, em Santarém, um jantar vínico com ementa elaborada pelo Chef Rodrigo Castelo e com vinhos seleccionados pelo Wine Club Portugal.

Casa cheia, com um ambiente muito agradável, onde possível desfrutar do seguinte menu:

- Azeitonas temperadas, manteiga aromatizada, picadinho de tremoço e patê de aves & Quinta do Poço do Lobo espumante branco 2012 Arinto & Chardonnay

Um couvert para entreter os convivas, enquanto aguardavam o "início" da refeição. O espumante, bruto, ideal para aperitivo, e muito versátil à mesa, sendo uma boa companhia para entradas.

- Rosbife com salada de frescos da terra & Tears of Anima rosé 2013

Uma entrada à base de carne, a pedir um vinho já com alguma estrutura e com frescura suficiente para harmonizar com os frescos da terra. Uma curiosidade, quer por ser um rosé da casta Sangiovese, quer por ser um rosé que já não está disponível no mercado.

- Sável frito com Açorda de Ovas & 5ª Mahler branco 2000

Um prato de peixe que pede alguma frescura, pela natureza do frito, mas que também necessita de estrutura e untuosidade para aguentar a açorda. O 5ª de Mahler foi uma escolha quase natural, pois para além dessas características, é da região e uma curiosidade, pois mostra que os brancos na região também podem envelhecer.

- Lombeta de Toiro a baixa temperatura com redução de mostarda matizada e triologia de batata doce frita & Casa Cadaval tinto 2011 Trincadeira Preta Vinhas Velhas

Um prato de carne, com alguma intensidade, ligeiramente especiado, a pedir um tinto com corpo e alguma frescura. Este vinho é uma novidade no mercado, é da região, e é um vinho de grande elegância e equilíbrio, com estrutura e frescura ao nível deste prato.

- Cheesecake de Nutella com Gelado de Tangerina aromatizado com pimenta & Três Bagos 2011 Colheita Tardia

Uma harmonização complexa, com chocolate, tangerina e pimenta. Uma sobremesa intensa, rica, muito persistente, com frescura e final cítrico. Sugestão: Uma colheita tardia, também novidade no mercado, intensa, com alguma fruta tropical, persistente e com fundo cítrico. Uma ligação muito interessante.

Avinhado a 12 de Março de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário