domingo, 29 de março de 2015

Devemos provar em prova cega?

Eu adoro servir vinhos sem mostrar o rótulo e gosto de provar em prova cega. Não existem condicionalismos nem preconceitos. Apenas nós e o vinho!

 
Cá em casa, muitas vezes os vinhos são servidos ou tapados ou decantados, e não mostro a garrafa nem digo nada sobre o vinho até todos provarem e emitirem a sua opinião. Depois é que revelo a garrafa, a região, o produtor, eventualmente as castas ou algum método relevante de vinificação, e por fim, o preço.

O que não é de espantar é que há sempre surpresas, e muitas vezes, boas surpresas! Quantas vezes me disseram coisas do género: “Afinal gosto desta região” ou “Olha que afinal, esta casta até é boa” ou ainda melhor “Com esse rótulo, nunca compraria esse vinho”... O que nos leva então a percepcionar os vinhos de forma diferente? As marcas!

As marcas são do próprio produtor, que investem na construção de uma marca de credibilidade e que conseguem conquistar uma determinada percepção quando há consistência e qualidade (boa ou má, é importante é ser consistente).

Mas as marcas são também as regiões, e temos regiões com marcas bem mais fortes do que outras, o que faz com que algumas regiões vendam mais e mais caro do que regiões de marca “inferior”. Não esquecer que também já se constrói a marca “casta”, em que uma determinada casta tem mais “qualidade”, funcionando também como um selo de uma qualquer garantia. E a marca “enólogo”, e a marca “Reserva”, e outras “marcas” que vão sendo criadas e que muitas vezes são utilizadas de forma menos “adequada”...

Adicionalmente à marca, temos também a roupagem: Imagem do rótulo e da garrafa, a rolha utilizada, a garrafa utilizada, etc. É todo um conjunto de marcas e de imagens que nos “ajudam” a criar uma determinada percepção, ainda antes de provar o vinho!

Tudo isto das marcas é importante, e ainda bem que existem marcas. Ajuda a diferenciar produtos e produtores, e desde que feito de forma honesta, ajudará também o consumidor.

O que sugiro é que não se agarrem exclusivamente ás marcas e à imagem e que deixem algum espaço para vinhos diferentes, de “marcas” menos conhecidas e que o provem “ás cegas”, sem condicionalismos...

Boas provas!

Avinhado a 29 de Março de 2015

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