sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Crónica #1 - Momentos de Celebração


O espumante é muito frequentemente associado a momentos de celebração tão diversos como a celebração de um aniversário à comemoração do ano novo ou a vitória numa grande competição desportiva. Mas o que faz com que esta bebida seja associada aos momentos de celebração?


 
Os mais célebres espumantes do mundo são os oriundos da região francesa de Champagne, região que estará na origem deste estilo de vinho. Para quem não sabe, Champagne é um espumante que obtém essa designação por ser essa a sua origem, ou seja, só se pode chamar Champagne a um espumante produzido na região de Champagne.

O Champagne, tal como o conhecemos actualmente, é um produto de marketing. Durante décadas, a região promoveu os seus espumantes como produtos de grande qualidade, sempre associados ao prazer e ao glamour, ideais para momentos de celebração. Desta forma, para além de ser de facto um tipo de vinho muito agradável, o espumante ficou intimamente associado aos momentos de celebração.

Dito isto, e porque o lançamento da New in Town (NiT) é um momento de celebração, recomendamos um espumante português, porque Portugal também é produtor de espumantes, de qualidade e já com bastante tradição.



Sugerimos um espumante branco Hibernus Premier Vintage 2012, um espumante da Bairrada, do produtor José Carvalheira, elaborado com castas típicas da região. É um espumante jovem, fresco, ligeiramente cremoso e frutado. Um exemplar raro e de qualidade, que será uma excelente companhia neste brinde.

Brindemos à NiT.

Luis Gradíssimo
12 de Novembro de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário