domingo, 14 de junho de 2020

Cartuxa espumante bruto 2012 Reserva

Espumante no Alentejo?



Por ventura, ainda não reparou que há espumantes no Alentejo, aquela região quente que associamos mais aos vinhos tintos, mas a verdade é que a oferta tem vindo a crescer ano após ano, e a qualidade tem vinho a aumentar, havendo propostas de qualidade, como é o caso dos Cartuxa.

A marca é da Fundação Eugénio de Almeida, um produtor que dispensa apresentações, uma referência nacional e com marcas conhecidas além-fronteiras. Há uns anos que decidiram apresentar espumantes, em particular, três refrências: o branco, o rosé, e o branco Reserva.

Este branco Reserva, da colheita de 2012, é o topo de gama dos espumantes, DOC Alentejo (13%), feito em método tradicional, com vinho base fermentado e estagiado em barricas de carvalho francês. Leve dourado na cor, aroma doce, com notas de limão maduro, biscoito, favo de mel e tosta, um espumante que apresenta um misto entre evolução e frescura, um equilíbrio entre fruta madura e frescura, textura fina e macia, com elegância e equilíbrio, final persistente, com nota fumada e do favo de mel, acompanhada de cítrico maduro refrescante, com bolha fina e elegante. 

Não sendo uma região com tradição na produção de espumante, e não havendo (ainda) muito histórico e muita oferta, o espumante é algo que passa quase despercebido no Alentejo, mas aqui temos uma prova que é possível fazer espumante, e de grande qualidade. Venham mais.

#avinhar
#vinho #espumante #bruto #alentejo
#portugal #sparkling #wine #brut

Sem comentários:

Enviar um comentário