sábado, 18 de agosto de 2018

B de Duende 2010 Grande Reserva

B de "Brutal"


Por acaso até não é o caso, embora o vinho seja de facto "brutal". Trata-se um um vinho do produtor Torero Wines, um projecto liderado por André Herrera, um vinho com uma produção de apenas 1400 garrafas, um DOC Alentejo monocasta Rabo de Ovelha.

Um vinho muito conceptual e invulgar, por trata-se de um branco da colheita de 2010 lançado apenas cerca de 7 anos depois (muito raro no nosso panorama nacional), um monocasta Rabo de Ovelha (não me estou a recordar de um outro...) com estágio de 1 ano em barricas de carvalho francês (assim é que não deverá haver igual). A uva tem origem numa vinha com mais de 40 anos, localizada na zona de Borba, e que apesar da maturação ter permitido alcançar uns invulgares 15% de álcool, o vinho tem uma boa acidez que lhe dá frescura suficiente para equilibrar todo o volume e cremosidade, um branco com leve tanino, naturalmente com uma cor que revela alguma idade, um palha intenso, e o aroma não esconde a barrica nem as notas de oxidação, como a cera e notas herbais. 

Como diz o próprio produtor, um vinho que "tem tudo para dar mal", com "excesso de idade", "excesso de álcool", "excesso de barrica", mas que me surpreendeu, pois não tem nada disso, aliás, se tem algum excesso, é o excesso de personalidade... brutal!
 
Avinhado a 19 de Julho de 2018
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário