terça-feira, 8 de agosto de 2017

Cabrito assado no forno

O típico cabrito assado no forno


Quando penso em cabrito assado, penso no Dão, penso em vinhos com alguma estrutura mas elegantes, e que se fazem acompanhar de frescura para balancear um pouco a gordura do cabrito. Atenção que ainda não falei se preferia branco, tinto ou rosé, apenas falei do Dão e de um perfil genérico de uma região.

Esse foi precisamente com esse mote que a Quinta Vale do Cesto lançou o desafio, e no seu jantar de apresentação que decorreu em Lisboa no restaurante Solar dos Nunes serviu um branco e um tinto com o cabrito assado. Caberia a cada conviva experimentar e decidir qual a melhor opção para si.


Nem sempre ocorre a ligação de carnes com brancos, e menos quando se tratam de carnes vermelhas como o caso do cabrito. Contudo, este Alva Magna branco Reserva é um branco com volume e cremosidade que foi bem capaz de ombrear com o cabrito assado. A ligação torna-se ainda mais feliz quando este prato é servido no Verão, onde as temperaturas mais elevadas convidam à ingestão de bebidas mais frescas e mais refrescantes, pelo que, o branco fez uma excelente companhia.


Mais previsível seria uma harmonização com um tinto, com elegância e frescura típicas de um Dão serrano, como é este caso. Tal como o branco, a harmonização é feliz, há de facto afinidade entre estes dois registos, principalmente quando entra em cena o arroz de miúdos que acompanhava a travessa.

Esta é a beleza da enogastronomia, não há uma única combinação possível, depende sempre no nosso gosto e do nosso palato, mas também do momento. Boas provas!

#enogastronomia
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário