segunda-feira, 24 de julho de 2017

Creme de ervilhas com ovo escalfado e presunto

Parece simples e delicioso, não é simples mas é muito gostoso!

 
Não sou particularmente fã de ervilhas, mas adoro este prato! Não é inovador, já o comi em diversos restaurantes, e quando bem feito, é um prato muito gostoso, com tudo o que podemos querer encontrar numa garfada (ou colherada), uma sugestão do restaurante Panorâmico, da Chefe Marlene Vieira, localizado no Tagus Park, perto de Oeiras.
 
Trata-se de um "simples" creme de ervilhas, com ovo escaldado a dar cremosidade, rebentos de ervilha e dar leve textura e amargo e o presunto com as notas salgadas, a intensificar um pouco mais os aromas e saboras. Para mim, são sabores muito clássicos, a cremosidade da gema com a secura do creme de ervilhas, o salgado do presunto a contrastar com alguma doçura, e o toque amargo do rebento, formando uma experiência completa, de diversos sabores, que se fundem e complementam.

O desafio é o mesmo de sempre, que vinho escolher para acompanhar este prato? Eu penso num branco, seco mas sem exageros pois trata-se de um prato levemente adocicado, não muito neutro e com algum volume, com cremosidade para fazer face à gema, com alguma frescura sem ser em demasia e com leve toque vegetal. Deixe a sua sugestão nos comentários. Boas provas!

Avinhado a 9 de Junho de 2017
#enogastronomia #avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário