segunda-feira, 25 de julho de 2016

Sulfitos

Mas afinal, o que são os sulfitos?



"Contém sulfitos" ou similar na respectiva língua em que o rótulo esteja apresentado, será a designação mais presente nos vinhos hoje produzidos. Mas afinal, o que são os sulfitos?

Sulfitos são um produto adicionado ao vinho, em diferentes fases do seu processo produtivo, que têm como principal objectivo actuar como conservante (prevenção da oxidação do vinho, em cor, aroma e sabor) e como anti-bacteriano (limitar a actividade de bactérias e de leveduras prejudiciais ao processo). Este produto pode vir em várias formas, entre elas, o Dióxido de Enxofre (SO2), também conhecido por Anidrido Sulfuroso. É um gás denso, incolor e altamente tóxico, cuja inalação pode ser fortemente irritante. No caso do consumo de vinho, está associado às dores de cabeça.

Apesar da sua utilização ser quase inevitável, tem havido uma utilização mais racional e cada vez mais moderada deste produto, havendo imposições legais cada vez mais exigentes, que limitam as quantidades utilizadas. Na UE, pode-se utilizar até 150mg/L nos tintos e até 200mg/L nos brancos. A procura de produtos alternativos é também uma realidade, havendo já alguns produtos comerciais "sem sulfitos". 

Resumindo: É verdade que se trata de um produto tóxico, mas que utilizado em doses controladas (e moderadas), torna o vinho num produto mais estável e mais durável, pelo que, é um "mal que vem por bem" e que teremos de viver com ele, pelo menos para já...

#en(o)ciclopédia
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário