segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

QM espumante Alvarinho Velha Reserva

 Uma referência na região


A região do Vinho Verde tem crescido no segmento dos espumantes, tal como nas restantes regiões do país, seguindo a tendência mundial do aumento de procura deste tipo de vinhos. Para mim, a região do Vinho Verde é uma das regiões do país com maior potencial para a produção de espumantes de qualidade e com estágios prolongados.

Contudo, não há muitos produtores que apostem em espumantes, e ainda menos os que apostam em espumantes com muito estágio. Em Monção e Melgaço encontramos alguns, sendo que, a Quintas de Melgaço é um deles, e para mim, conjuntamente com a Provam, os dois produtores de referência neste capítulo e que apresentam espumantes Grande Reserva no seu portfolio. Outros seguem o caminho, e já tem espumantes jovens de qualidade, falta apenas o tempo para criar mais referências.

Este é o novo Velha Reserva, um espumante DOC Vinho Verde (12%), um monocasta Alvarinho da sub-regiaõ de Monção e Melgaço, que apresenta uma cor amarelo palha intensa, aroma discreto mas complexo e fresco, com algum brioche, amêndoa amarga e sugestão de fruta branca de caroço. Um espumante seco, de textura levemente cremosa e de boa frescura, um Velha Reserva com pouca evolução compensado com elegância e frescura.

#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário