sábado, 31 de outubro de 2020

Quinta do Rol espumante rosé 2010 Grande Reserva

 Um verdadeiro Grande Reserva


Grande Reserva é um designativo de utilização reservada, associado a um tempo mínimo de stágio sobre borras de 36 meses. Contudo, nem sempre esses 36 meses são suficientes para que o espumante desenvolva o perfil de espumante que é (para mim) expectável, pois de um estágio prolongado, espera-se um espumante com finesse, com complexidade aromática, com as típicas notas de padaria e de fermento, num registo mais terciário do que propriamente primário.

Este é para mim, um dos verdadeiros Grande Reserva que temos no mercado nacional. Não é caso único, há outros, pois aqui o designativo não é aplicado "apenas" por ter o tempo mínimo, é aplicado por o espumante ter esse perfil, por o produtor o distinguir como o seu topo de gama. Neste caso, o estágio é de quase 7 anos! 

A cor já é um leve cobre, os aromas, mais terciários do que primários, como seria expectável, com notas de biscoito e padaria em destaque, estilo bolo rei, massa doce com fruta cristalizada. Um vinho bem seco mas muito equilibrado na frescura, levemente salino, muito elegante, cremoso, bolha fina, bem persistente. Um belíssimo Pinot Noir, um espumante muito bom, com uma incrível relação qualidade / preço. É um dos meus espumantes de eleição.

#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário