sábado, 21 de março de 2020

Quinta de Loureiro 1871 Garrafeira Particular

Foi você que pediu?



O que dizer quando estamos na festa de aniversário de um amigo e um vizinho, que não conhecemos, nos pergunta: - Importa-se de abrir esta garrafa? Tenho isto lá em casa e gostava de ter a sua opinião.

Primeiro, suspeitei, 1871?!? Vinho Velho do Douro?!? Bem, um garrafeira particular faz todo o sentido, e com algumas explicações sobre a história (conhecida) da garrafa, partimos para a abertura da mesma. Assim que sai a rolha, tudo faz sentido, é de facto um vinho antigo, um vinho fino, um "Porto caseiro". 

A cor não engana, um leve acastanhado, com laivo esverdeado bem evidente. O aroma é doce, de grande complexidade, com toda uma panóplia de aromas como caramelo e toffee, frutas em passa, folha de tabaco, notas balsâmicas. Um vinho macio e untuoso, com muita força alcoólica e concentração, com frescura e muita persistência, num estilo meio-doce e muito agradável.

E assim terminou o dia de festa, uma sequência de garrafas que foram aparecendo para presentear o aniversariante e os presentes, que acabou com esta cereja no topo do bolo...


#avinhar
#vinho #fortificado #porto
#wine #fortified
#velhossaoostrapos

Sem comentários:

Enviar um comentário