segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Copo (Parte IV)

Copo, o mais importante acessório do mundo do Vinho.



Este será o última parte da publicação sobre copo. Introduzidas as questões como pegar no copo, das diferentes dimensões do copo e das medidas da tulipa, é agora tempo de terminar com a análise do diâmetro do bocal e da espessura do vidro.

O diâmetro do bocal condiciona o caudal de vinho de nos entra na boca. Quanto mais largo o bocal, mais largo o caudal, mais os vinho passa por toda a língua, em especial, pelas suas laterais. Quanto mais estreito o bocal, menor o caudal, mais pelo centro da língua o vinho passa pela boca. Qual o efeito? Sobretudo a percepção de acidez do vinho, pois essa percepciona-se sobretudo nas laterais da língua. Se o vinho tem muita acidez e passar sobretudo pelo centro, não será percepcionada da mesma forma do que se passar por toda a língua.

Por fim, a espessura do vidro, que define a elegância com que o vinho nos entra na boca. Não há grande explicação técnica, será apenas emocional, psicológica, mas um copo com elegância transmite elegância ao vinho, e um vinho fino é elegância e leveza, pelo que, os vinhos ganham com isso.

Boas provas!

#en(o)ciclopédia
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário