quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Wine Loves Food Colares

Foi ao Wine Loves Food Colares? Não?!? Então não perca o próximo.



Um evento organizado pelo blog Comer, Beber e Lazer, do Carlos Janeiro, um evento descontraído mas muito bem organizado, este exclusivamente dedicado aos vinhos de Colares.

Tudo começou de manhã, com uma visita às vinhas e a um dos produtores mais antigos da região, a Viúva Gomes. Infelizmente, não pude acompanhar essa parte do evento, devido a outros compromissos, mas acompanhei o grupo na segunda parte do evento, uma refeição no restaurante Sarrazola House da Escola de Hotelaria de Colares. Partilho a minha experiência, com algumas notas de prova dos pratos e respectivas harmonizações:

- Charuto de Cogumelos de Colares com ervas aromáticas e Salada de Rebentos
Uma entrada com alguma frescura da salada de rebentos, com sabores térreos típicos dos cogumelos. Uma harmonização que não se advinhava fácil, mas que o Adega Viúva Gomes tinto 2007 soube responder, com a frescura típica da região, com corpo mais ligeiro, neste caso ainda cheio de juventude, mas já com alguma elegância. E começar uma refeição com um tinto destes, deixa a pensar, o que será que vem a seguir...


- Lombo de peixe com crosta de milho em cama de legumes salteados
Para mim foi o melhor prato do dia, um peixe fresco e saboroso, bem confeccionado, conjugado com o crocante do bacon e a multiplicidade de legumes. O vinho, bem, como não podia deixar de ser, um branco de Colares, neste caso, o Arenae branco 2013, um DOC Colares da Adega Regional de Colares, brancos muito frescos, com salinidade bem vincada, o que se conjuga bem com sabores do mar. Tive o privilégio de fazer a apresentação deste vinho clássico da região no evento.


- Barriga de leitão crocante com puré de aipo e maçã reineta caramelizada
Leitão, pede espumante, mas já tínhamos passado pelo tinto e pelo branco, mas lá veio ele. Não é um DOC Colares, mas é produzido na região, um espumante rosé Regional Lisboa, o Fundação Oriente. A carne estava saborosa, apesar de um pouco seca para um leitão, mas bem conjugada com a maçã. O espumante trouxe a frescura necessária, uma ligação "clássica", pelo menos noutras regiões de leitão e espumante...


- Pão-de-ló com pêra rocha em redução de vinho de Colares e hortelã
Para terminar, uma sobremesa de pão-de-ló e pêra rocha. Fiquei desiludido com a redução, que na realidade estava era em caramelo, mas o Casal Maria branco 2014 Colheita Tardia rapidamente fez esquecer esse detalhe, com o doce e frescura tipicos de um late harvest, em harmonia com os aromas e sabores da sobremesa.


Resumindo, um evento muito agradável, onde foi possível mostrar um pouco de Colares, quer na sua vertente vínica quer gastronómica.

Aproveito para agradecer publicamente o convite que a organização em fez para participar no evento. Espero que venham mais, com a qualidade que o Comer, Beber e Lazer já me habituou...

Avinhado a 2 de Julho de 2016
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário