Um jovem de 1979...
Um DOC Dão, produzido pelo (quase) centenário produtor Caves São João. Um vinho "entrada de gama", com 36 anos de idade!
Tom dourado, límpido e brilhante, a mostrar ainda toda a sua "juventude", é um branco aromático, com notas de evolução, com os melados, frutos secos, "madeira velha", algum verniz, mas tudo muito agradável e elegante.
Na boca, é um vinho evoluído, sem fruta fresca, mas ainda cheio de vida e com frescura, boa boca, alguma untuosidade e alguma persistência, com final fresco, seco e em harmonia com o aroma. Consumir entre os 12 e os 14 graus, de preferência, em copo de "tinto".
Apesar de não ser um vinho extraordinário, não deixa de ser impressionante um vinho "colheita", um entrada de gama que hoje em dia custa cerca de 2€, estar em perfeita a condições 36 anos depois! E ainda ter pernas para andar, talvez mais uns 10 anos... Espero ter garrafas e estar cá para as provar...
Continuo a dizer, não bebam estes "vinagres" e enviem-mos cá para casa. Este, para além de ter sido uma belíssima companhia para sushi, é do meu ano, o que o torna um pouco mais especial, pelo menos para mim...
PVP: 10€
Avaliação: 16.5
Avinhado a 10 de Outubro de 2015
Sem comentários:
Enviar um comentário