Eu adoro bôla de carne. Sou mesmo fã, é um daqueles sabores que me recordam a infância, as minhas avós, momentos felizes. Que vinho servir a acompanhar?
A bolâ de carne é um prato transmontano, cheio de sabor com origem nas múltiplas camadas de enchidos, que conferem intensos aromas e sabores fumados, cheios de especiarias. Um prato com substância, muito devido à massa que envolve as carnes, com alguma gordura, devido ao azeite e aos próprios enchidos e de sabor intenso.
A última vez que comi uma bôla abri um espumante, o Terras do Demo espumante branco 2012 Malvasia Fina, que podem consultar a nota de prova aqui no Avinhar. Sinceramente, gostei da harmonização. O espumante é encorpado, o que liga bem com a intensidade e densidade do prato e tem frescura para balancear a gordura presente. Para os fãs de "bolhinhas", é uma harmonização que recomendo e que certamente irei repetir. Fiquei com vontade de servir um espumante rosé, pois é um vinho que gosto com enchidos. Quem sabe para a próxima...
Avinhado a 31 de Janeiro de 2015.
Sem comentários:
Enviar um comentário